Conhecendo WP-CLI

Atenção: esta ferramenta e o seguinte post são direcionados a usuários avançados e desenvolvedores!

Logo WP-CLI

Nunca ouviu falar? Não se sinta sozinho. A ferramenta WP-CLI já está disponível há vários anos, porém a maioria dos usuários de WordPress/WooCommerce, incluindo desenvolvedores, não a conhece.

Lançado em 2015 (oficialmente em novembro de 2016), se trata de um ambiente que auxilia o desenvolvimento WordPress usando interface de linha de comando (na sigla em inglês, CLI), o que o torna mais rápido que usar o wp-admin para os mesmos fins. Ele é usado em conjunto com um servidor, no qual estará rodando o site, seja ele local ou remoto, via SFTP ou SSH.

Começando

Baixe a versão mais recente do repositório usando curl ou wget:

curl -O https://raw.githubusercontent.com/wp-cli/builds/gh-pages/phar/wp-cli.phar

A instalação pode ser feita localmente ou globalmente. Em um ambiente com vários virtualhosts, a instalação global vai ser mais conveniente, uma vez que os pacotes baixados – plugins, temas etc – em um site ficarão guardados em cache e poderão ser usados em outras instalações WordPress no servidor sem precisar baixar da internet novamente.

Para conseguir usar como um comando “wp” globalmente, use os seguintes comandos:

chmod +x wp-cli.phar
sudo mv wp-cli.phar /usr/local/bin/wp

Caso você use Windows, poderá utilizar a ferramenta, porém com funcionalidades limitadas.

Principais funções

Instalação do WordPress

Use o comando wp core download --locale=pt_BR para baixar o pacote de instalação do WordPress diretamente no diretório atual. A partir desse momento, você pode terminar a instalação manualmente  ou usar o comando wp core install, que recebe os seguintes parâmetros:

--url=<url>
O endereço do site.

--title=<"Título do site">
O título do novo site, que aparecerá na barra do navegador e nas pesquisas no Google.

--admin_user=<username>
O nome de usuário do administrador.

[--admin_password=<senha>]
A senha do usuário admin. Este parâmetro é opcional.

--admin_email=<email>
O endereço de email do usuário administrador.

[--skip-email]
Use este parâmetro caso não queira que um email de boas-vindas seja enviado ao usuário administrador. Este parâmetro é opcional.

Plugins

Instale quantos plugins quiser de uma vez só usando o comando wp plugin install seguido da lista de slugs dos plugins desejados. Quer ativar todos de uma só vez? Sem problemas; é só usar o parâmetro --activate. É possível também atualizar plugins que já estejam instalados usando o parâmetro --force.

A linha de comando completa ficaria, usando alguns plugins básicos como exemplo:

wp plugin install woocommerce jetpack --activate --force

Como citado acima, --force é um parâmetro opcional que fará com que, caso algum dos plugins já esteja instalado, forçará sua atualização.

Precisa atualizar todos os plugins ao mesmo tempo?

wp plugin update --all

O segredo é o parâmetro –all que, usado no lugar de um plugin específico, fará a atualização geral dos plugins.

Da mesma forma, é possível instalar e atualizar temas, usando o comando wp theme da seguinte forma:

wp theme install storefront --activate

Posts, páginas e demais tipos de conteúdo (“post types”)

Se você precisa criar várias páginas ou posts como exemplo ou que sirvam de ponto de partida para o desenvolvimento do site, o WP-CLI vai ser o seu melhor amigo, inclusive se você precisar deletar todo esse mesmo conteúdo de uma vez por algum motivo.

Para criar uma página (post type ”page”):

wp post create --post_type=page --post_title='Página de teste'

Avançado: deletando posts

O subcomando delete de alguns comandos recebe uma lista de slugs ou IDs, como no caso de wp post delete. Complementando com um comando wp list, com qual você irá listar várias IDs de post, você conseguirá apagar muitos posts ao mesmo, usando os parâmetros disponíveis da sua preferência:

wp post delete $(wp post list --field=ID --post_trype=product)

O comando acima, numa instalação com WooCommerce, mandará para a lixeira todos os produtos, definido no parâmetro “–post_trype=product”, cujas IDs serão listadas pelo comando wp post list.

Falando em WooCommerce, logo abordaremos a extensão que ajudará a gerenciar sua loja em desenvolvimento com mais rapidez. Inscreva-se para ficar de olho nesse e em futuros posts sobre desenvolvimento com WordPress e WooCommerce.

Para se aprofundar no uso dessa ferramenta fantástica, siga para o manual oficial do WP-CLI no site do WordPress.

Até a próxima!

 

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/art-idesenvolvimento/www/subdomains/blog/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/art-idesenvolvimento/www/subdomains/blog/wp-includes/functions.php on line 5373